6 de julho de 2020

A2 diariodolitoral.com.br SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JULHO DE 2020 (13) 3301-9777 editor@diariodolitoral.com.br publicidade@diariodolitoral.com.br twitter.com/diariodolitoral facebook.com/diariodolitoral instagram.com/diariodolitoral youtube.com/diariodolitoral 13. 99149-7354 JORNAL DIÁRIO DO LITORAL LTDA . Fundado em / / . Jornalista Responsável: Alexandre Bueno (MTB /SP . Agências de Notícias: Agência Brasil (AB), Agência Estado (EC), Folhapress (FP), Associated Press (AP), GB Edições (GB), Agência Senado (AS), Agência Câmara (AC) . Comercial e Redação: Avenida Senador Feijó, , cj - Vila Mathias - Santos - SP - CEP: . Fone: . . . Parque Grá co: Rua General Câmara, - Centro - Santos CEP: . - Fone: . . São Paulo: Rua Tuim, A - Moema, São Paulo - SP - CEP - Fone: . . Matérias assinadas e opiniões emitidas em artigos são de responsabilidade de seus autores. 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Talita Souza sobre: Co- vid-19: hospitais de Santos têm o menor número de internados em 50 dias POST IMPRESSO Para acessar a matéria no seu celular, basta que o seu Smartphone tenha uma câmera fotográfica e um leitor de QR Code instalado. Acesse a Play Store ou a Apple Store e baixe a ferramenta de forma gratuita. Depois, acesse o aplicativo e posicione o leitor sobre o código acima. Leia no site utilizando oQR Code Este espaço é destinado a você, leitor-internauta, para reclamar, comentar, sugerir, interagir... sobre seu bairro, sua cidade, nossas matérias, enfim, ele foi desenvol- vido com o objetivo de ser a voz da população. Só há um pedido: que atentem às palavras. As expres- sões ofensivas - que não sugerem melhorias à população - não poderão ser publicadas devido à nossa função pública. Comente em nossa página no Facebook. CHARGE D ecidir é comparar! A proximidade das eleições municipais na Baixada antecipa situações que os eleitores terão de en- frentar neste mundo que se tornou mais virtual com a Covid-19. Um dos principais pontos é entender a enorme diferença entre enquete e pesquisa eleitoral. Enquete é um levantamento rápido, descompromissado e informal, portanto sem qualquer orientação cientí ica, que gera um resultado imediato e altamente questionável sobre determinado assunto e leva as pessoas a tomarem decisões em determina- do segmento da sociedade. Quando a enquete é sobre política e às vésperas das eleições, ganha ares de fake news. Algumas, erroneamente batizadas de pesqui- sa, têm surgido na região e podem levar muita gente a uma leitura errada do ainda em formação quadro eleitoral. Enquete na política é totalmente diferente da pes- quisa eleitoral, pois leva à opinião pública um resul- tado sem conteúdo con iável e direcionado, pois uma pessoa pode votar várias vezes no seu candidato. Pior ainda, este tipo de levantamento está aberto à lamen- tável participação de robôs, que acabammodi icando mais ainda o resultado, pois são programados para votar em determinado candidato, mesmo que ele seja desconhecido dos eleitores e, pior, nem vá participar das eleições municipais. Esses votos virtuais induzem a sociedade a uma realidade robotizada, desumana e irreal. O resultado tecnológico margeia a verdade, pois não retrata a verdadeira e real intenção de votos dos eleitores da Baixada. É preciso muito cuidado ao se ler e se analisar os números e percentagens apresentados no inal. Temos visto isso com certa constância e tem tudo para ser o grande desa io das eleições deste ano. Como advogado especialista nesse tema, cito o Marco Civil da Internet, que norteia o que se pode ou não fazer. Uma enquete, claramente aberta à invasão dos robôs, é vetada pois não retrata a realidade justamente devido à facilidade de manipulação. Essa vulnerabilidade deixa clara a certeza de que ali não está retratada a veracida- de e falta con iabilidade ao resultado. Uma pesquisa eleitoral é totalmente diferente, pois sinaliza com veracidade e clareza a opinião pública nestes tempos que antecedem as eleições municipais. As perguntas são sobre os candidatos reais e o icializados dos vários partidos políticos e não citam nomes de pessoas que sequer participarão da disputa e que ganham noto- riedade sabe-se lá com que objetivo. A obediência à legislação eleitoral é obrigatória, assim como o registro no TRE - Tribunal Regional Eleitoral. A pesquisa tem de mostrar os resultados ao TRE cinco dias antes da divul- gação ao público dos dados colhidos. As práticas do que os autores chamam de propagan- da computacional foi inserida totalmente na sociedade e se transformaram em um fenômeno global, afetando democracias e processos deliberativos em todos os continentes. É preciso evitar que esse fato se repita na Baixada. O estudo foi conduzido pelo Instituto de Es- tudos sobre Internet da Universidade de Oxford, na In- glaterra, que publicou o primeiro monitoramento em 2017. O centro de pesquisa é um dos mais renomados na área de análises sobre o ambiente online do planeta e monitora anualmente campanhas de manipulação utilizando a web e serviços como redes sociais. * José Roberto Chiarella, advogado com especialização em Direito Digital e Telecomunicações Pesquisa ou fake news? A pandemia sacudiu a vida dos que não soçobraram e forçou a revisão de quase tudo. Um dos setores mais afetados foi a educação formal. Aquela rotina de mandar os ilhos à escola viu-se abrup- tamente interrompida e as crianças icaram em casa. A promessa de aulas pela internet foi uma ten- tativa. Necessária, porém insu iciente. O governo não levou a sério a emergência de outras estraté- gias de preparo das novas gerações. Negligenciou a implementação de banda larga em todas as esco- las. Boicotou um livro digital praticamente pronto, a despeito de constatar que a dispendiosa logística de impressão anual e de entrega a milhões de alu- nos, esbarrava em di iculdades evidentes. Como a reação de um alunado adolescente, que jogava o kit assim que o recebia, chamando-o de “kit favela”. O resultado é que praticamente 70% dos estu- dantes da rede pública em São Paulo não conse- guiram receber o conteúdo previsto na legislação como o necessário para as etapas seriadas do ensino o icial. Lição a se extrair disso: oportunidade para re le- tir que a escola precisa ser repensada. O professor valorizado. E incentivado a estar atualizado com as novas tecnologias. Há os que já fazem isso, a duras penas. Com sacri ício pessoal e dispêndio de recursos próprios. Nesse ponto, os jovens estão anos luz à frente. Por isso encarei como imprescindível liberar o uso pedagógico do celular. Não fora isso e muita gente ainda estaria sem condições de acessar as aulas virtuais. Agora é assumir que o retorno às aulas nunca será igual. O desa io de recuperação do tempo ao menos parcialmente perdido. As estratégias de tor- nar assimilável emmenor tempo um contingente maior de matéria. Tratar cada caso como deve ser tratado, quase que uma aula particular, pois as pessoas são diferentes, têm percepção distinta, aproveitamento singular e não podem ser tratados como grupo homogêneo. Ouvir mais os educadores, os que têm boas prá- ticas, servir-se dos próprios alunos, dentre os quais, alguns mais treinados e estudiosos, têm condições de ajudar os colegas mediante resolução individual dos problemas. E tudo isso, mediante uso mais intenso das redes sociais, caminho sem volta. Pois haverá os pais que hesitarão emmandar seu ilho à escola, de medo de uma contaminação muito pro- vável, pois o vírus está aí, à espreita dos incautos. Repensar também a proposta precocemente abortada de uma educação no lar. E iciente para fa- mílias cujos chefes têm condições de acompanhar o desenvolvimento intelectual da prole, capazes de suprir a socialização escolar com o convívio entre pessoas com grau análogo de interesses e de con- cepção de vida. A velha regra dos “pássaros de igual plumagem”. Algo natural à criatura racional, que tem o direito de selecionar amigos, ao contrário da família, imposição genética e fatalista. Revisitemos e reinventemos a educação. É a úni- ca alternativa para o Brasil se reerguer depois desta formidável queda em tudo aquilo que nos pareceu importante antes da Covid-19. 19. * José Re- nato Nalini, presidente da Acade- mia Paulista de Letras A reinvenção da escola

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