1º de agosto de 2020

A2 diariodolitoral.com.br SÁBADO, 1º DE AGOSTO DE 2020 (13) 3301-9777 editor@diariodolitoral.com.br publicidade@diariodolitoral.com.br twitter.com/diariodolitoral facebook.com/diariodolitoral instagram.com/diariodolitoral youtube.com/diariodolitoral 13. 99149-7354 JORNAL DIÁRIO DO LITORAL LTDA . Fundado em / / . Jornalista Responsável: Alexandre Bueno (MTB /SP . Agências de Notícias: Agência Brasil (AB), Agência Estado (EC), Folhapress (FP), Associated Press (AP), GB Edições (GB), Agência Senado (AS), Agência Câmara (AC) . Comercial e Redação: Avenida Senador Feijó, , cj - Vila Mathias - Santos - SP - CEP: . Fone: . . . Parque Grá co: Rua General Câmara, - Centro - Santos CEP: . - Fone: . . São Paulo: Rua Tuim, A - Moema, São Paulo - SP - CEP - Fone: . . Matérias assinadas e opiniões emitidas em artigos são de responsabilidade de seus autores. 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Diário do Litoral - anos Jornal Associado: Edição digital certificada: GRUPO GAZETADES.PAULO ARNAUD PIERRE COURTADON Editor Responsável DAYANE FREIRE Diretora Administrativa SERGIO SOUZA Fundador ALEXANDRE BUENO Diretor Presidente Só é ouvido quem gri- ta, infelizmente gente humilde acaba sendo desprezada Hygor Rezende sobre: Kenny Mendes - Somos todos iguais perante a lei Aí no ano 2021 o IPTU aumenta para os moradores Ana Paula sobre: Câmara autoriza a Prefeitura de Santos a isentar iniciativa privada de IPTU no CAT Lamentável o que esse governo faz com os trabalhadores Marcos Cesar Brito sobre: Bolsonaro ica semmásca- ra e causa aglomeração em evento Ano de eleição, a cida- de está em reforma Danilo Teixeira sobre: Gi- násio Poliesportivo Dondi- nho passa por reforma Ali pra dar jeito só colocando um sinal Aline Fernandes sobre: Carro tomba após se envol- ver em acidente commoto no Canal 2, em Santos Tomara que ele tome essa atitude sensata! Luciana Moreira Silva so- bre: Escolas de São Vicente podem ter ‘dois anos em um’ em 2021, diz prefeito POST IMPRESSO Para acessar a matéria no seu celular, basta que o seu Smartphone tenha uma câmera fotográfica e um leitor de QR Code instalado. Acesse a Play Store ou a Apple Store e baixe a ferramenta de forma gratuita. Depois, acesse o aplicativo e posicione o leitor sobre o código acima. Leia no site utilizando oQR Code Este espaço é destinado a você, leitor-internauta, para reclamar, comentar, sugerir, interagir... sobre seu bairro, sua cidade, nossas matérias, enfim, ele foi desenvol- vido com o objetivo de ser a voz da população. Só há um pedido: que atentem às palavras. As expres- sões ofensivas - que não sugerem melhorias à população - não poderão ser publicadas devido à nossa função pública. Comente em nossa página no Facebook. CHARGE E scola é o lugar em que tudo cabe e onde sempre se dá um jeitinho para que as coisas funcionem. Os espaços escolares foram planejados para reproduzirem o modelo estrutural de outras instituições sociais, como hospitais e até os pre- sídios. Já repararam como se parecem? Corredores largos, salas iguais, simetrias que irritam os mais criativos. Depois de prontas, se puser carteiras e portas, são escolas, se puser camas e balões de oxigênio, viram hospitais, mas se colocar grades e beliches, servem bem como presídios. Nesta Pandemia essas convergências precisam ser res- saltadas. E me ajudam a ilustrar os problemas que estamos vivenciando em nossas escolas, pois ao menor sinal de crise, é a elas que se recorre. Já escrevi sobre isso anterior- mente. Tem problema com desabrigados? É na escola que se alojam as pessoas. Haverá eleição? Abram as escolas para a votação. Precisa orientar a comunidade, chama na escola. Desnutrição? Reforça a merenda escolar. Pandemia de Covid-19? Fecha a escola! Do mesmo modo que as escolas servem bem à pro- pagação de boas medidas, servirá a qualquer tentativa de contaminar mais e mais pessoas, usando nossas crianças e adolescentes, além de professores e funcionários, como cobaias de uma experiência macabra. Não há medidas de segurança que permitam um retor- no às aulas. Estamos assistindo a um enorme descaso e um ataque ao bom senso e à verdade. Comemoram números que não existem, dizem que a maioria dos alunos da rede pública está sendo “atendida” pelo Ensino Remoto. Em minhas aulas, em escola pública, este número não chega a 25%, e no Plantão de Dúvidas, usando ferramenta indicada pela equipe da escola para interagir ao vivo com os alunos, não atingi nem 5% dos estudantes. A realidade é que faltam Políticas Públicas de inclusão digital. Equipamentos e aces- so à internet. Capacitação de professores, que estão sendo massacrados pelo modelo de ensino remoto, sem que haja resultado pedagógico decente. Negam que estamos em meio a um ano praticamente perdido para grande parte dos estudantes que estão desassistidos. Em vez de investirem energia emmelhorar este siste- ma educacional, momentâneo, mas necessário, estão se estruturando para chamar para a sala de aula os alunos e professores, expondo vidas ao risco da doença que mais assusta nossa geração. As escolas são o mesmo lugar em que faltavam carteiras e cadeiras, onde os banheiros não tinham papel higiênico, onde água também falta, em que a limpeza era precária, muitas vezes, onde apenas a vassoura era passada no chão. As escolas não estavam preparadas para serem um lugar exemplar no quesito higienização. Agora os gestores acredi- tam que conseguem lidar com estes problemas de modo a solucioná-los? Eu não acredito nisso e vou além. Os pais de crianças e adolescentes, bem como os traba- lhadores da educação, não deveriam estar sendo manipu- lados para aceitarem essa posição. Não há como evitar os riscos desta doença sem uma vacina. O ideal neste momen- to é que tenhamos bom senso, e defendamos as vidas das pessoas. Que mantenhamos o distanciamento, e que as aulas se mantenham à distância também, mas com investi- mento urgente para ampliar o acesso de quem está excluí- do, levando o que falta para quem precisa. E com a vacina chegando, aí sim, voltarmos às salas de aula, imunizados e commaior segurança, corrigindo as falhas e recuperando o que precisa, para que ninguém ique para trás. Fazer algo diferente disso é optar pela roleta russa, na cabeça de quem mais devia estar sendo protegido, nossos ilhos e ilhas! * Valter Batista, professor e especialista em gestão pública Volta às aulas é roleta russa O desinteresse da juventude pela política partidária é dado irrefutável. Embora aos dezesseis anos já se possa votar, a abstenção tem sido considerável. O desinteresse da juventude pela polí- tica partidária é dado irrefutável. Em- bora aos dezesseis anos já se possa votar, a abstenção tem sido conside- rável. Justamente a parcela que mais tem a perder é a que não se anima a mudar os rumos tétricos da Democracia Representativa. É óbvio que os exemplos não ajudam a refor- çar a crença no sistema. Porém, se não encontra- mos no presente alguém capaz de suscitar nosso patriotismo, nossa intenção de nos sacri icar pela Pátria, a História do Brasil tem vultos consisten- tes, cujo protagonismo encantaria os desiludidos e os faria reiniciar a jornada rumo ao aprimora- mento do convívio. Falo de três brasileiros cuja história de vida mere- ce revisita. JoaquimNabuco, pai e ilho, Visconde de Taunay, igualmente e André Rebouças. Por incrível que pareça, duas gerações esplêndidas, coexistência hígida a mudar o Brasil, então já habitado pela raça de víboras dos exploradores do povo. Numa carta escrita por André Rebouças a Joaquim Nabuco, em 20/7/1894, a quem o missi- vista chama de “Grande Amigo da Raça Africana”, Rebouças agradece o carinho que Nabuco devota à igura do velho Rebouças: “Muito grato pela lembrança de ter Você sempre presente o retrato de meu Santo Pai. Todas as manhãs, a todos os momentos, sempre que elevo o coração até Deus, agradeço-lhe ser ilho do Defensor de D. Pedro I e do advogado e perpétuo amigo do Tutor de D. Pe- dro II. Como é bom ter o nosso Triângulo Pitagó- rico pois perfeitamente homogêneo: Nabuco Pai, Taunay Pai, e Rebouças Pai, no amor ao progresso do Brasil sem guerras nem revoluções?! Imagine quanto seria horrível se tivéssemos de ocultar a vida e os atos de nossos pais, se, por desgraça fatal, eles tivessem sido jacobi- nos sanhudos e revolucionários atrozes... É agora que podemos devidamente apreciar a Sabe- doria e Modéstia de nossos Pais, que previram tudo e tudo sacri- icaram ao ideal do Brasil unido, pací ico, tranquilo, evoluindo naturalmente para as altas culmi- nâncias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. André Rebouças termina por agradecer a Deus, haver concedi- do aos três, “muito antes de nas- cermos”, pais que foram grandes Operários da Independência, da Liberdade e do Progresso do Brasil. Vale a pena recobrar o que estas seis personali- dades brasileiras izeram por sua Pátria. E veri icar o que se pode fazer nesta era de perplexidade, em que até a peste sugere recolhimento, contenção, espaço forçado para a meditação que foi tão des- prestigiada na volúpia do “aproveitar a vida”. * José Re- nato Nalini, presidente da Acade- mia Paulista de Letras Artigo Tríade inspiradora

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