25 de setembro de 2020

A2 diariodolitoral.com.br SEXTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2020 (13) 3301-9777 editor@diariodolitoral.com.br publicidade@diariodolitoral.com.br twitter.com/diariodolitoral facebook.com/diariodolitoral instagram.com/diariodolitoral youtube.com/diariodolitoral 13. 99149-7354 JORNAL DIÁRIO DO LITORAL LTDA . Fundado em / / . Jornalista Responsável: Alexandre Bueno (MTB /SP . Agências de Notícias: Agência Brasil (AB), Agência Estado (EC), Folhapress (FP), Associated Press (AP), GB Edições (GB), Agência Senado (AS), Agência Câmara (AC) . Comercial e Redação: Avenida Senador Feijó, , cj - Vila Mathias - Santos - SP - CEP: . Fone: . . . Parque Grá co: Rua General Câmara, - Centro - Santos CEP: . - Fone: . . São Paulo: Rua Tuim, A - Moema, São Paulo - SP - CEP - Fone: . . Matérias assinadas e opiniões emitidas em artigos são de responsabilidade de seus autores. Fundador - Sergio Souza sergio@diariodolitoral.com.br Diretor Presidente - Alexandre Bueno alexandre@diariodolitoral.com.br Diretora Administrativa - Dayane Freire administracao@diariodolitoral.com.br Editor Responsável - Arnaud Pierre editor@diariodolitoral.com.br Site e redes sociais site@diariodolitoral.com.br Fotogra a fotogra a@diariodolitoral.com.br Publicidade publicidade@diariodolitoral.com.br - marketing@diariodolitoral.com.br Financeiro nanceiro@diariodolitoral.com.br Grá ca gra ca@diariodolitoral.com.br Telefone Redação - . Telefone Grá ca - . Site - www.diariodolitoral.com.br FALE COM DIÁRIO Informação é Tudo Somos Impresso. Somos Digital. Somos Conteúdo. Diário do Litoral - anos Jornal Associado: Edição digital certificada: GRUPO GAZETADES.PAULO ARNAUD PIERRE COURTADON Editor Responsável DAYANE FREIRE Diretora Administrativa SERGIO SOUZA Fundador ALEXANDRE BUENO Diretor Presidente O princípio de uma sociedade inclusiva é o de que todas as pessoas com de iciência devem ter as suas necessidades especiais atendidas. Nem sempre é fácil cumprir com este atendimento porque embora tenhamos evoluído bastante na virada do século a partir do processo de inclusão escolar, ainda temos um longo caminho a trilhar no tocante a mudança de visão social. É um processo contínuo de sensibilização que passa pela mobilização e o importante engajamento das ins- tituições e organizações do terceiro setor que exercem papel determinante neste segmento, grandes parceiras dos governos estaduais e municipais em diversos tipos de atendimentos. Envolve ainda a formação e capacitação de pro is- sionais especializados em todas as áreas, além de muita criatividade e inovação na elaboração de projetos que possibilitem a ampliação da participação, da autono- mia, da cidadania e a oportunização de espaços seja na Educação, na Cultura, nas Artes, no Esporte ou mesmo no mercado de trabalho. Por último, depende da ordem de prioridade que os governantes conferem ao tema. Vamos recordar que são eles os responsáveis pela implementação das políticas e direcionamento de verbas públicas, então este é ummo- mento oportuno para analisarmos as propostas de inclu- são social que constam dos planos de governo visando uma Região Metropolitana cada vez mais inclusiva. Em 2020, a Lei Brasileira de Inclusão completa cinco anos e representa uma importante conquista na equi- paração dos direitos fundamentais das pessoas com de iciência em relação à sociedade. Evidente que essas garantias não podem icar apenas na letra da lei, mas precisam ser cobradas, monitoradas e efetivamente asseguradas. Qualquer um de nós pode participar deste movimen- to de defesa dos direitos das pessoas com de iciência seja de maneira individual ou coletiva, por meio de pequenas ações cotidianas que promovam a conscientização e a empatia, no incentivo proporcionado pela mídia na di- vulgação de projetos inovadores e tantas outras formas de levar o tema da inclusão ao debate permanente. No inal do ano passado, apresentei dois Projetos de Lei (PL) na Assembleia Legislativa, que tramitam na casa, com a inalidade de inovar na implementação de novos procedimentos que possibilitem a autonomia como é o caso do PL nº 1.120/19, que determina a obrigatoriedade da emissão de certidões de registro civil e registro de imóveis no sistema de escrita e leitura braile às pessoas com de iciência visual. Já o PL nº 1119/19 estabelece a redução da alíquota do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCMD, no caso de único imóvel a ser transferido às pessoas com de iciência, com base na justi icativa de impossibilidade de atividade de trabalho de determina- das de iciências em função do grau de comprometimen- to, bem como de seus representantes legais, além dos gastos elevados no que compete a tratamentos médicos, tornando-se assim, justo e pertinente o resguardo no ordenamento legal. * Caio França, deputado estadual Setembro Verde: a luta a favor da inclusão é de todos nós! Levantamento. O resultado da consulta pública sobre o retorno das atividades presenciais, referente a setem- bro, realizada com entidades, a comunidade escolar das redes municipal, estadual e privada revelou estatísticas no mínimo interessantes. Os dados foram publicados no Diário O icial de Santos nesta quinta-feira (24). Quem votou? No site da Prefeitura de Santos, é pos- sível checar que a pesquisa destinou-se a pais, alunos maiores de 18 anos, familiares, pro issionais da educa- ção e demais interessados - da rede de ensino pública ou privada. Sensatez. Nenhuma das entidades, escolas municipais e estaduais demonstrou maioria de público favorável ao retorno das atividades mesmo durante este período de pandemia e em que a Baixada Santista vive um aumen- to perigoso e constante de novos casos e óbitos. Apenas o Instituto Educacional São José - Associação Social Sa- grada Família - APASEM, Ricardo Sampaio Cardoso - EE. Judoca e a UACEP - União de Amparo Comunidade Esco- las Públicas tiveram empate de 50% do público favorável e contrário ao retorno. Quando o dinheiro fala... O cenário muda, entretan- to, dentro das instituições particulares. Ao todo, 47 uni- dades educacionais já têmmaioria de público favorável à volta das aulas presenciais. E embora seja louvável que este número seja menos da metade, a inal de contas, 127 escolas e instituições do gênero foram alvo da pesquisa, ainda é possível notar que a preocupação com a saúde pública vai para o espaço quando há dinheiro e iniciativa privada envolvidos na jogada. A propósito. Revi esse número três vezes e todas elas contei 47 unidades. Peço perdão se for um pouco menos ou um pouco a mais. Nessas horas faz falta ter o Diário O icial impresso e emmãos. ‘Aptas’. Ao todo, a secretaria de educação de Santos já considera 43 instituições de ensino como ‘prontas’ para receber seus alunos já neste mês de setembro. A relação das escolas pode ser conferida na aba do portal da Pre- feitura de Santos dedicada ao Diário O icial da cidade, ou no site do próprio Diário do Litoral. Só para lembrar. As nove cidades da Baixada Santis- ta devem chegar à marca de 2 mil mortos antes do mês terminar. Essa alta de óbitos ocorre após uma invasão de turistas e moradores às praias da Região, um ambiente aberto. Imagina uma aglomeração em um ambiente fe- chado por mais de 4 horas por dia. DIVULGAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE SP CONTRA PONTO Por LG Rodrigues e colaboradores Exaltar a equipe, os técnicos que fazem parte muito impor- tante do trabalho Mateus Vinicius sobre: SUS completa 30 anos e Santa Casa de Santos comemora Não vejo a hora de começar a vacinar Simone Garcia sobre: Estudo com 50mil pessoas aponta e icácia de vacina chinesa, diz Doria Quando for votar, lembre-se de escolher bem quem irá repre- sentá-lo Eduardo Fahir sobre: De- molição do Quebra-mar, em Santos, pode ter sido em vão Não há demanda pra essa ponte. Thiago P Nascimento sobre: Rosana Valle pede inclusão da ligação seca no edital de privatização da gestão do Porto Desperdício de di- nheiro. Toda hora inventam algo pra fazer aí Luciana Büttner sobre: Lagoa da Saudade passa por remodelação comnova iluminação Turista é que nem estagiário, leva culpa sempre Rosinha Brandão sobre: Invasão de turistas resul- tou em aumento de casos de Covid-19 na Baixada Santista POST IMPRESSO Para acessar a matéria no seu celular, basta que o seu Smartphone tenha uma câmera fotográfica e um leitor de QR Code instalado. Acesse a Play Store ou a Apple Store e baixe a ferramenta de forma gratuita. Depois, acesse o aplicativo e posicione o leitor sobre o código acima. Leia no site utilizando oQR Code Este espaço é destinado a você, leitor-internauta, para reclamar, comentar, sugerir, interagir... sobre seu bairro, sua cidade, nossas matérias, enfim, ele foi desenvol- vido com o objetivo de ser a voz da população. Só há um pedido: que atentem às palavras. As expres- sões ofensivas - que não sugerem melhorias à população - não poderão ser publicadas devido à nossa função pública. 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