13 de janeiro de 2022

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Diário do Litoral - anos Jornal Associado: Edição digital certificada: GRUPO GAZETADES.PAULO ARNAUD PIERRE COURTADON Editor Responsável DAYANE FREIRE Diretora Administrativa SERGIO SOUZA Fundador ALEXANDRE BUENO Diretor Presidente E sperado por muitos, 2022 chegou. O ano conta com um calendário vigoro- so de eventos nas mais diversas áreas como a Copa do Mundo de Futebol, as comemorações dos 200 anos da inde- pendência do Brasil e, claro, as eleições gerais de outubro. Será a 9ª. vez desde a redemocratização do país que os brasileiros irão às urnas eleger o presidente da República. Além do Chefe de Esta- do, o pleito também renovará os governos esta- duais, Assembleias Legislativas, Câmara Federal e um terço do Senado. Afora toda a ansiedade existente na sociedade movida a debates e paixões (principalmente na eleição presidencial) para nós, pro±issionais de comunicação ±ica a expectativa de qual vai ser a tendência e o tom utilizado pelos candidatos e suas campanhas e que darão o norte ao eleitora- do. Analisando o histórico podemos identi±icar que já tivemos os períodos em que a emoção e a novidade foram predominantes, depois passando pela fase da não política, da gestão e da tecnici- dade, sempre permeadas, claro, pela parte não nobre da comunicação, os ataques aos adversá- rios, que ora são abaixo da cintura ora não. Tudo isso era utilizado nas mídias tradicionais como TV, Rádio e veículos impressos. Com o avanço das redes sociais e da universa- lização da produção de conteúdo o foco mudou para a internet. Omovimento começou tímido nos EUA em 2008 na primeira eleição do presi- dente Barack Obama e foi crescendo e se consoli- dando até chegarmos ao pleito federal brasileiro de 2018 quando o vencedor, Jair Bolsonaro, utili- zou muito bem as mídias digitais ignorando por completo a comunicação tradicional, uma vez que ele tinha parcos segundos no horário eleito- ral de rádio e TV. Ainda não estão claras quais vão ser as lingua- gens e as formas que irão predominar na eleição de outubro. No caso da disputa presidencial, podemos notar o caráter plebiscitário entre o atual presidente e o ex-presidente Lula (PT), com ambos travando uma batalha na comunicação digital. Se o cenário continuar assim, a cada dia que passa o espaço para uma candidatura de 3ª. via ±ica menor por falta de discurso que cative o eleitor. O fato é que cada processo eleitoral é único e não somente na diferença de um ano para outro. No de 2022, por exemplo, para cada cargo haverá um planejamento de marketing diferente. Uma campanha majoritária é diferente de uma legisla- tiva em vários aspectos. Se você for candidato, a hora de colocar a mão na massa é agora. Não há mais umminuto a perder. É o momento do aquecimento, do plane- jamento, da de±inição de metas e da mobilização. A±inal, há um distinto público para conquistar. * Caio Bru- no, jornalis- ta e espe- cialista em Marketing Político A comunicação e as eleições de 2022 Empolgou. Uma pesquisa realizada pelo instituto PoderData, e cujos resultados foram publicados no portal Poder360, animou o deputado estadual Caio França neste começo de semana. Levantamento. Realizada de 2 a 4 de janeiro de 2022, a pesquisa mostra que 61% dos brasileiros acreditam que o Brasil deveria liberar o uso da ma- conha em tratamentos médicos. A opinião pública demonstrada no processo é compatível com o Pro- jeto de Lei 1.180/2019, que tramita atualmente na Alesp. A matéria. O texto, que é de autoria dos parlamenta- res Caio França, Erica Malunguinho, Patricia Bezerra, Marina Helou, Sergio Victor e Adalberto Freitas, ins- titui a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinóides, incluindo o tetrahidrocanabidiol, em caráter de excepcionalidade pelo Poder Executivo, nas unidades de saúde pública estadual e privada conve- niada ao Sistema Único de Saúde, o SUS. Na web. França retweetou o resultado da pesquisa e a±irmou que ‘segue o jogo’. O parlamentar tem se mostrado em favor da medida e ativo frente a este assunto. Em dezembro do ano passado, ele partici- pou de uma homenagem aos médicos pioneiros na prescrição da cannabis medicinal. Recentemente, o PL 1.180 teve seu despacho publicado na Alesp e pode ir a debate no plenário ainda durante 2022. A matéria já foi aprovada no congresso de comissões. Aproveitando... Ainda falando sobre a mesma pes- quisa, mas deixando a área de uso de maconha medi- cinal, o levantamento traz outros dados relativamente preocupantes sobre assuntos diversos. Dentre estes, saltam aos olhos as estatísticas sobre casamento. Inacreditável. Segundo o levantamento, 45% dos entrevistados se demonstraram a favor do casamen- to entre pessoas do mesmo sexo e uma porcentagem altamente preocupante, de 39%, apontou ser contra, enquanto 16% disse não saber opinar a respeito do as- sunto. Opinião. Como um usuário do Twitter resumiu, e muito bem, em um comentário. “Quem deve ser a fa- vor ou contra o casamento é quem recebe a proposta, cada um que tome conta de seu ****”. Opinião forte, mas apoiada por este que vos escreve. DIVULGAÇÃO CONTRA PONTO Por LG Rodrigues e colaboradores Esse ser não dá um dia de sossego e de paz! Bel Peres, sobre: Bolsonaro diz que haverá ‘rebelião’ em caso de novo lockdown por pandemia Bolsonaro tem razão. As pessoas precisam trabalhar para susten- tar suas famílias. Marco Antonio, sobre: Bolsonaro diz que haverá ‘rebelião’ emcaso de novo lockdown por pandemia Maravilhoso Presi- dente Bolsonaro, que Deus abençoe e o proteja sempre Sandra Costa, sobre: Bolsonaro diz que haverá ‘rebelião’ em caso de novo lockdown por pandemia É lunático esse ho- mem Marise Sant Anna sobre: Bolsonaro diz que haverá ‘rebelião’ em caso de novo lockdown por pandemia O Bozo tá Šicando descontrolado (mais ainda). Paulo Bassetto Romano, sobre: Bolsonaro diz que haverá ‘rebelião’ em caso de novo lockdown por pandemia Brasil vai quebrar e os responsáveis serão os que optarem pelo lockdown Celia Cação, sobre: Bol- sonaro diz que haverá ‘rebelião’ em caso de novo lockdown por pandemia POST IMPRESSO Para acessar a matéria no seu celular, basta que o seu Smartphone tenha uma câmera fotográfica e um leitor de QR Code instalado. Acesse a Play Store ou a Apple Store e baixe a ferramenta de forma gratuita. 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