27 de setembro de 2020
D iário dolitoral.com.br maissantos.com.br 32 REVISTA E PORTAL WWW.MAISSANTOS.COM.BR COMPORTAMENTO Prof. Alberto Claro E ntre minhas atividades profissionais, a de consultoria é ajudar empresas a desenvolver suas novas estratégias de marketing. Elas geralmente têm a maior parte das informações de que precisam para saber como competir, eles só precisam que eu, enquanto consultor, forneça alguns ‘prompts’ para ajudar a trazer os ‘insights’ à superfície. Tradu- zindo: dicas para a ação. Aqui estão algumas das perguntas-chave que faço para ajudar as empresas a se concentrarem em sua abordagem para uma nova estratégia de marketing. Cada empresa e cada setor são diferentes, mas isso costuma ajudar na maioria das vezes. 1 - Qual é o problema do cliente que resolvemos de maneira exclusiva? Esta é uma questão aparentemente complexa que atinge o cerne de uma nova estratégia de marketing. Os profissionais do setor deveriam encontrar necessidades de clientes não atendidas 6 Fotos: Reprodução ou mal atendidas e, em seguida, direcionar a empresa para reagir a essa oportunidade de forma rápida e eficaz. A vantagem competitiva ocor- re por meio dessa combinação mágica de oportunidade indefi- nida + tempo. Existe uma ten- dência que se ajusta às nossas capacidades? É o momento certo para dedicarmos toda a nossa energia a uma nova solução para o cliente? Se a resposta for “sim”, avance com toda a nossa força, força e velocidade. Um grande problema é que as empresas muitas vezes confun- dem o que vendem com o que o cliente compra. Por exemplo, uma empresa se orgulhava em ser líder em tecnologia e sua mensagem de marketing refle- tia isso. Mas quando os clientes foram sondados, eles não davam a mínima para a tecnologia. Eles adoravam esta empresa por cau- sa de seu serviço ágil. Eles es- tavam comprando algo diferente do que a empresa pensava que estavam vendendo! O marketing começa com pesquisas e dados. Você precisa saber com precisão sua posição no ecossistema e suas melhores oportunidades de competir. 2 - Quemé seu cliente? Esta é uma questão extrema- mente importante, especialmente em um cenário de negócios em rápida mudança como o que vi- vemos em tempos de pandemia. Se você pensava que conhecia bem seu cliente, é hora de reava- liar no contexto dessa turbulência global e multidimensional. Muita coisa está mudando. Quem está tomando a decisão de comprar? Como elas ou eles estão decidindo comprar? Como isso está mudando? O seu ver- dadeiro cliente é o mesmo de um ano atrás? perguntas para uma nova estratégia de marketing
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