27 de setembro de 2020
D iário dolitoral.com.br maissantos.com.br REVISTA E PORTAL WWW.MAISSANTOS.COM.BR 3 - Onde estão esses clientes? Hoje, pessoas com ideias se- melhantes têm a capacidade de se reunir de muitas maneiras e em muitos lugares. Pode ser um Grupo do WathsApp ou do Face- book, um tópico que eles visitam em um fórum de discussão, um site de uma empresa ou nos co- mentários no Twitter ou no Insta- gram. Talvez estejam assistindo a um certo programa de televisão ou acessem um podcast, blog ou conta do TikTok. Às vezes, uma nova estra- tégia de marketing é fortemen- te influenciada pela ideia de ir onde as pessoas estão. Em vez de forçar as comunicações de marketing na cabeça dos nos- sos públicos, como vamos ficar ao lado deles nos lugares que frequentam como uma parte or- gânica de suas vidas? Nos primeiros dias do marketing digital, havia uma ênfase em arras- tar clientes para nosso site e para receberem nossas mensagens. Hoje, faz mais sentido aparecer onde eles já gostam de passar o seu precioso tempo. Se soubermos onde os clientes se reúnem, sabe- remos como alcançá-los. 4 - O que nos torna relevantes? As pessoas perguntam: “De quantas estratégias de marketing você precisa?” A resposta: “Quan- tos clientes você tem?”. Precisa- mos segmentar e lutar por relevân- cia de forma personalizada quanto nossos recursos permitirem. Provavelmente, as pessoas compram nossos produtos por diferentes motivos. Um empreen- dedor liderando uma startup pode gostar do seu preço. Um geren- te de compras em uma empresa maior pode perceber que sua em- presa oferece um ótimo serviço. Um cliente corporativo gosta do fato de você estar aqui há 20 anos (a estabilidade é importante). Ter uma noção dessas necessidades nos permite estabelecer audiência relevante. E por falar nisso, isso é algo que precisa ser constantemente revisado, principalmente em uma era de crise. 5 - Como comunicamos efetivamente nossa relevância? Ironicamente, agora chegamos à etapa de nossa jornada de marketing em que a maioria das pessoas começa! Só agora temos informações suficientes para começar a pensar sobre o criativo, os influenciadores, os anúncios, o conteúdo e as mídias sociais. Esta etapa nunca foi tão difícil. As esmagadoras opções de informações que as pessoas têm hoje tornam extremamente difícil estabelecer uma conexão significativa. É a etapa em que a maioria das empresas comete falhas. E mais frequentemente, os esforços de comunicação corporativa não são a maneira mais eficaz de contar uma história à medida que a confiança nas empresas e a publicidade diminuem. Como ganha- mos o direito de entrar em sua narrativa? Trabalho duro. 6 - Como medimos e ajustamos continuamente nossas estratégias? O marketing é a cola que conecta os clientes a todas as partes de nossa organização. Temos que ser os especialistas em nosso mercado e isso significa uma conversa constante com todos os públicos. Você está se envolvendo com os clientes para ajustar a sua estratégia de marketing, ou está ignorando os comentários críticos por trás de uma análise das mídias sociais? Espero que essas seis perguntas ajudem. Se você está lutando para reconstruir a sua estratégia de marketing, pode ser uma oportunidade para repensar. Conte comigo!
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