29 de novembro de 2020

D iário dolitoral.com.br maissantos.com.br 6 REVISTA E PORTAL WWW.MAISSANTOS.COM.BR GESTÃO E u leciono em universidades há 25 anos e sempre recebo esta pergunta dos meus alunos: “Agora que aprendi,sei que pre- cisamos modernizar nosso marketing, mas como faço para convencer o res- tante da minha empresa?” A maioria dos alunos nessas turmas, principal- mente em nível de pós-graduação, já eram profissio- nais de marketing de nível médio a sênior e ficavam frustrados por estarem presos a uma mentalidade empresarial desatualizada. Eles queriam avançar para um processo que fosse mais centrado no ser humano, em vez de orientado para publicidade/trans- missão de conteúdo simples. Mas mudar a cabeça das pessoas é a grande incógnita Apesar disso, trago boas notícias. Eu penso que sei como fazer e vou te contar. A má notícia? Não é fácil. Apoio do topo da empresa Aqui está uma história muito curta com uma lição poderosa: sou usuário de internet desde 1993. Difícil de acreditar, certo? Mas, na época, eu ainda não era professor (comecei em 1995). No entanto, assim que comecei a ministrar aulas eu quis incluir o tópico na disciplina Marketing. Meu chefe, diretor de curso na época, resistiu obstinadamente a essa mudança. Ele disse que queria que o foco do perfil do egresso se relacionasse com as indústrias da região e não com um mundo digital, que nunca iria existir. Ainda bem que fui guerrilheiro e falei disso para meus alunos. Muitos agradecem até hoje. Outros foram engolidos e ainda não entenderam nada. O que aconteceu aqui? • Havia uma cultura anti-progresso arraigada. • Meu chefe não podia ser influenciado a mudar por mim ou por alguém que trabalhava para ele. Fotos: Reprodução Prof. Alberto Claro Como convencer sua empresa a modernizar o marketing?

RkJQdWJsaXNoZXIy NTg0OTkw