29 de junho de 2020

A4 diariodolitoral.com.br SEGUNDA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2020 Cidades A Ativa aos 60 anos de ida- de e após sofrer e vencer 8 AVCs, a dona de casa Cleide Marques está agora em bus- ca de ajuda, junto com sua família, para que ela possa comprar uma cadeira de ro- das elétrica e consiga, desta maneira, retomar suas ativi- dades durante a rotina. Moradora de São Vicen- te, Cleide trabalhava na Co- desavi e levava uma vida normal. A situação dela mu- dou a partir do momento em que ela sofreu dois aci- dentes vasculares cerebrais hemorrágicos. “Isso acabou por fazer com que ocorresse uma pa- ralisia total um lado dela. Ela não movimenta mais a mão e o braço esquerdo desde os 49 de idade e de- SV: após AVCs, moradora faz vaquinha online AJUDA. Dona Cleide conta com ajuda da família e faz campanha de arrecadação por cadeira de rodas elétrica para retomar rotina Cadeira vai ajudar dona Cleide a retomar parte da rotina e permitirá que ela siga frequentando missas de sua igreja Vaquinha online já arrecadou R$ 1 mil, mas família ainda precisa demais doações para atingir objetivo estabelecido REPRODUÇÃO NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL vido à diabetes e à pressão alta ela teve os restantes seis AVCs parciais”, a irma Mayara Marques, ilha de Cleide. Devido aos problemas de saúde que se acumularam com o passar dos anos, Clei- de teve que ser submetida a uma nova rotina que agora também demanda a utiliza- ção de uma série de medica- mentos todas as semanas. “Ela faz uso contínuo de remédios para pressão e ela também depende de insu- lina, tanto que toma duas vezes ao dia para controlar a diabetes”, a irma. Além de ter que lidar com as limitações, a mo- radora também completou recentemente cinco anos sem a companhia do ma- rido, que faleceu ainda em 2015. A decisão de comprar uma cadeira de rodas elé- trica veio como uma tenta- tiva da família de dona Clei- de para devolver um pouco a autonomia da matriarca. Os parentes dela tam- bém desejam que ela reto- me algumas de suas ativi- dades e possa voltar a se locomover em casa sem maiores problemas e com- parecer às missas da igreja que frequenta da maneira mais confortável possível. Apesar disso, entretanto, eles esbarraram nos altos valores cobrados pelas ca- deiras e decidiram que uma campanha de arrecadação online poderia ser a solução para ajudar Cleide a ganhar o equipamento. Atualmente, a vaquinha online já conseguiu alcan- çar o valor de R$ 1 mil, mas a família de Cleide ainda pre- cisa de mais R$ 6 mil para atingir seu objetivo. Para quem quiser ajuda a Dona Cleide, basta acessar o por- tal vakinha.com.br e procu- rar pela campanha da mo- radora. O ID da campanha de arrecadação é 1136368. Para fazer a contribuição, o internauta tem opções de realizar o pagamento por boleto bancário, cartão de crédito, PayPal, PicPay ou por cupons. (LG Rodrigues) Mesmo após sofrer uma série de problemas de saúde, dona Cleide segue otimista e acredita que nada na vida acontece sem algummotivo Grata às amigas que ajudaram a divulgar a campanha de arrecada- ção, dona Cleide afirma que tudo só acontece no momento certo, e explica que caso não consigam adquirir a cadeira de rodas elétrica neste momento, signifi- ca que a ajuda chegará de outra maneira. “Pode ter certeza que Deus sempre vai dar em dobro tudo que se faz pelos outros de bem. Só tenho que agradecer a Ele pelas irmãs que ajudaram e se eu conse- guir ‘amém’, e se eu não conseguir, Deus proverá, se não for da vontade Dele que seja do jeito que Ele quiser e eu só terei que aceitar como for e agradeço”, afirma dona Cleide. A campanha de arreca- dação, que não tem pra- zo para ser encerrada, já reuniu doações de nove pessoas. (LG Rodrigues) União faz a força Amigas ajudaram a divulgar vaquinha A As audiências de conci- liação entre consumidor e fornecedor, realizadas pelo Procon-Santos no ‘Resolve Aqui’, foram retomadas des- de segunda-feira (22) na Rua Amador Bueno, 249, Centro, em horário restrito, confor- me as medidas de lexibili- zação da quarentena estabe- lecidas no Município. Seguindo protocolos de segurança e regras de vigi- lância sanitária, elas ocor- rem das 9h às 13h, com du- ração de 40 minutos. Até quinta-feira (25), 19 já ha- viam sido realizadas, das quais cinco com acordos fei- tos. “Estamos fazendo as que já estavam marcadas nes- se horário. As agendadas às 14h, às 15h e às 16h serão remarcadas e as partes avi- sadas. Acreditamos que até meados de julho já estamos como prazo regular de espe- ra das audiências que, desde 2013, é de 20 a 30 dias”, dis- Procon: audiências devemser regularizadas emjulho O coordenador do Procon em Santos, Rafael Quaresma, acredita que prazo regular de espera das audiências será regularizado REPRODUÇÃO/FACEBOOK se o coordenador do Pro- con em Santos, Rafael Qua- resma. Para as audiências são utilizadas as salas do Centro Público de Emprego e Traba- lho, mais arejadas e amplas, com duas portas de entra- da. Todos os funcionários usam máscaras e álcool em gel, garantindo a segurança de consumidores e fornece- dores, também orientados a utilizá-los. TELEAUDIÊNCIAS. De acordo com o Procon- -Santos, as audiências que não foram realizadas nesse período de quarentena tam- bém poderão ser feitas por teleaudiência. São, ao todo, 270 represadas em razão da pandemia da covid-19. O ór- gão viabiliza esse formato junto ao Departamento de Gestão de Tecnologia de In- formação e Telecomunica- ções (Detic), da Secretaria de Gestão (Seges), que deve ser iniciado dia 1º de julho. Nesse período, o Procon segue atendendo pelo te- lefone 0800-7790151, pela Internet (http://procon. santos.sp.gov.br/) e via apli- cativo Procon Santos, dispo- nível para download nas pla- taformas Android (Google Play) e iOS (Apple App Store). As reclamações são regis- tradas e encaminhadas aos fornecedores. Desde o fe- chamento do posto,em 23 de março, até o último dia 25, já foram realizados 962 atendimentos (675 CIPs, 157 encerramentos, 117 agenda- mentos de audiências e 13 en- caminhamentos à iscaliza- ção), alémde 810orientações, com439postagens pelos Cor- reios. Quandonãohá solução por parte do fornecedor e ha- vendo interesse no prosse- guimento pelo consumidor, é designada a audiência de conciliação. (DL) CEO em Guarujá retoma A Em julho, os Centros de Es- pecialidades Odontológicas (CEO) e de Referência emOtor- rinolaringologia, Oftalmologia e Fonoaudiologia (CROOF) em Guarujá retomarão suas ativi- dades parcialmente. A partir do próximo dia 13, esses equi- pamentos voltam a atender a população com30%da sua ca- pacidade. Os locais vão priorizar o atendimento aos pacientes que já contam com encami- nhamento da Rede de Atenção Básica,atravésdasUnidadesBá- sicas de Saúde (UBSs) e de Saú- de da Família (Usafas). O horá- rio de atendimento será das 7 às 17 horas. OCEO icanaRuaMarivaldo Fernandes, 275 –Vila Júlia. Tele- fone: (13)33558954. JáoCROOF está localizadonaAvenida Leo- mil, 518 – Centro. Contato: (13) 3384 2404. (DL)

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