28 de fevereiro de 2021

B3 diariodolitoral.com.br DOMINGO, 28 DE FEVEREIRO DE 2021 PANORAMA A Rivais nas pistas, a McLa- ren e a Ferrari são competido- ras tambémemcarros de rua superesportivos. Na semana passada, amarca britânica fez a apresentação global do Ar- tura, novo híbrido de alto de- sempenho. O Artura se une aos mo- delos 720S, 720S Spider e 765LT na linha Supercars da McLaren. Feito a partir do zero, o Fórmula- das ruas SUPER MÁQUINA . O modelo Artura é o primeiro modelo de superesportivo da fabricante McLaren com tecnologia híbrida de alto desempenho motor elétrico de luxo axial compacto. Menor e mais denso emenergia do que um motor elétrico de luxo radial convencional, ele é capaz de gerar 95 cavalos de potência e 23 kgfm. O Artura acelera de zero a 100 km/h em três segundos, até os 200 km/h em8,3 segundos e até os 300 km/h em 21,5 segundos. A velocidade máxima é limi- tada eletronicamente a 330 km/h. O Artura é projetado com capacidade plena Plu- g-in Hybrid (PHEV) e pode ser carregado a um nível de 80% em duas horas e meia com um cabo EVSE padrão. As baterias tambémcoletam energia do motor a combus- tão, adaptadas ao modo de condução selecionado. Por dentro, a seleção do modo de direção, comos con- troles “Powertrain” e “Han- dling” separados, foi movida para a coluna de direção e se ajusta ao volante para melho- rar a ergonomia. Assim, o vo- lante é mantido livre de in- terruptores desnecessários. O motorista é capaz de ajustar os modos de condução sem tirar asmãosdadireção.O“Po- wertrain”, incluindo o E-mode (modo elétrico) faz o carro ro- dar até 30 quilômetros com propulsão100%elétrica. Proje- tadoparacondiçõesdedireção mistas, o “Comfort” aumenta alcanceee iciência, comomo- tor a combustão sendo desli- gado abaixo de 40 km/h. Nos modos “Sport” e “Track” (pis- ta), aenergiaelétricaé implan- tadademaneiracadavezmais agressivapararespostaeacele- ração do “torque in ill”. As op- ções de modos de manuseio separadas ajustam a irmeza dos amortecedores eograude intervenção do Controle Ele- trônico de Estabilidade para atenderàspreferênciasdomo- torista e às condições climá- ticas do momento.( Daniel Dias/ AutoMotrix ) O Artura marca o início de um novo capítulo para a McLaren DIVULGAÇÃO Omodode direção se ajusta ao volante paramelhorar a ergonomia A marca britânica de supercarros fez a apresentação global do modelo Artura na Inglaterra C om a produção de motocicletas na Zona Franca de Ma- naus em queda em função das medidas restritivas para conter o avan- ço da pandemia, já faltam motos em algumas conces- sionárias. Dessa forma, omer- cado de usadas vem ganhan- do espaço. O encerramento de 2020 apontou, segundo dados do Denatran, que para cada moto zero-quilômetro vendida, 3,3 seminovas tro- cavam de mãos. Ou seja, no ano passado, 2.776.169 mo- tocicletas usadas ganharam novos donos. Já em janeiro, os números continuaramex- pressivos e o índice de mo- tos “zero” versus motos usa- das caiuumpouco, agora está em 2,9. Foram comercializa- das 247.639motos usadas no primeiromêsdoano, eos em- placamentos demotos novas contabilizaram85.839unida- des em janeiro. Quem está procurando uma motocicleta seminova não deve esquecer de veri i- car se a moto escolhida têm multas pendentes e qual é o estado de conservação – nes- te caso, é bom fazer a visto- ria obrigatória e assim evitar dor de cabeça por problemas na numeração do motor ou chassi, além de checar a do- cumentação e eventuais dé- bitos de IPVA emultas. “A pri- DIVULGAÇÃO Vai comprar uma moto usada? Então, se possível, é bom andar na motocicleta para testar, desde que o vendedor permita Desde 4 de janeiro, o CRV passou a ser emitido no formato eletrônico, deixando de existir o impresso em papel moeda Artura estreou a arquitetura levede carbono (MCLA,McLa- ren Carbon Lightweight Ar- chitecture), resultando em um carro de 1.395 quilos. No coraçãodo tremde for- ça do Artura está o novo mo- tor 3.0 V6 biturbo a gasoli- na produzido pela McLaren. Com potência de 585 cava- los e 59 kgfm de torque, o motor de alumínio de cárter seco é compacto e leve, com 160,1 quilos. OânguloemVde 120 graus permite que os tur- bos sejam posicionados den- tro do “Vquente”, baixando o centro de gravidade. O layout aumenta o desempenho, re- duzindo as perdas de pressão por meio do sistema de esca- pamento, e um virabrequim mais rígido, com limite de ro- tação de 8.500 rpm. Trabalhando em harmo- nia com o novo V6 está o meira coisa é fazer uma volta em torno da motocicleta e fazer um check-up de vários detalhes. Começa pela fren- te, pelos conjuntos ópticos e suspensões, faz a volta pela traseira, confere as lanternas e termina pelo outro lado. Se possível, é bomandar namo- tocicleta, desde que o ven- dedor permita. Mas antes de fechar o negócio, é uma boa ideia levar junto ummecâni- co de sua con iança para veri- icar as condições domotor e da parte ciclística (suspensão e freios)”, ensina Antonio Pi- menta, consultor-técnico da PHD Pimenta, de São Paulo. “A motocicleta é aponta- da como um meio de loco- moção seguro para evitar a aglomeração do transporte público. E se transformou em um importante instrumento de trabalho e fonte de renda para pessoas que passaram a atuar nos serviços de en- trega”, explicaMarcos Ferma- nian, presidente da Abraciclo, associaçãoque reúne as fabri- cantes demotos. O executivo garante que a indústria cres- cerá cerca de 10% em 2021 e produzir cerca de 1,06milhão de unidades no Polo Indus- trial deManaus (PIM).Mesmo assim, omercadonacional de modelos usados deve conti- nuar bastante aquecido. ( Aldo Tizzani, do “Minuto Motor” especial para a AutoMotrix ) Para veículos registrados no Detran até 31 de dezembro de 2020, é preciso entregar o CRV original impresso em papel moeda Rodadas, mas conferidas FIQUEDEOLHO. Comavendademotosusadas em alta, preocupaçãode compraconscienteaumenta

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