30 de novembro de 2021

Esta página faz parte da edição impressa produzida pelo Diário do Litoral com circulação em bancas de jornais e assinantes. AUTENTICIDADE DA PÁGINA. A autenticidade deste documento pode ser conferida através do QR Code ao lado ou pelo site http://dldigital.com.br A3 diariodolitoral.com.br Terça-feira, 30 De novembro De 2021 A Seguindo decisão tomada pelo gabinete municipal per- manente de combate à Co- vid-19, destinado a analisar a dinâmica da pandemia em Guarujá, a Prefeitura decidiu pela não realização do Carna- val no Município, em 2022. A medida tem caráter preven- tivo, com o intuito de deses- timular eventos capazes de gerar grandes aglomerações. Dessa forma, em 2022 o Município não promoverá desfiles de blocos, bandas e escolas de samba. A medida vai ao encontro de outra re- centemente anunciada, que cancelou a tradicional quei- ma de fogos da virada do ano Prefeitura de Guarujá decide cancelar o Carnaval (26), a Prefeitura de Guarujá aplicou 499.251 doses de va- cinas contra a covid-19, in- cluindoprimeiras, segundas e doses de reforço, nos públicos adulto e adolescente. A taxa de ocupação de leitos Covid está em 11%. Especificamen- te nas UTIs, a ocupação está em 13%. (DL) promovida pela Prefeitura na orla. Ogabinetepermanentede combate à covid-19deGuaru- já foi instituído pelo prefeito Válter Suman em março de 2020 e reúnemembros de di- versas secretariasmunicipais. Cabe ao colegiado analisar, sob todos os pontos de vista, e tomar todas as decisões re- ferentes à dinâmica da pan- demia de Covid-19 na Cidade. Este grupo tomou a decisão depois de receber orientação da sala de situaçãoda Secreta- ria Municipal de Saúde, com- posto por médicos e técnicos da pasta. Até a última sexta-feira Decisão de suspender as festas foi tomada após reunião do gabinete municipal permanente de combate à Covid-19 Prefeitura de Guarujá decidiu pela não realização do Carnaval no Município, em 2022. A medida tem caráter preventivo DIVULGAÇÃO/PREFEITURADE GUARUJÁ Em 2022 o Município não promoverá desfiles de blocos, bandas e escolas de samba. A tradicional queima de fogos da virada do ano também foi cancelada Santos abre 60 vagas para curso A Última chance neste ano para quem quer aprender gratuitamente como mon- tar o próprio negócio. A Seectur e o Sebrae abriram inscrições para 60 vagas do curso Primeiros Passos. Pessoas maiores de 18 anos, com ou sem CNPJ, po- dem se inscrever até o dia 6 dezembro pelo link https:// forms.gle/PexmnP78rADg- 5jDS6. As aulas, realizadas de 13 a 17 de dezembro, em duas turmas (9h às 13h e 14h às 18h), apresentarão, em 20 horas, conteúdos como ‘Empreendedorismo’, ‘Mar- keting’, ‘Finanças’, ‘Sua ideia de negócio’ e ‘Formalização’. A capacitação será reali- zada no auditório do Sebrae Aqui, noCentroHistórico. (DL) Cidades A Há cerca de quatro me- ses, o Governo do Estado de São Paulo destinou R$ 17 milhões para que o De- partamento de Estradas de Rodagem (DER) investisse na recuperação da Rodovia Ariovaldo de Almeida Vian- na SP 61, também conheci- da como Estrada Guarujá Bertioga, às margens do Ca- nal de Bertioga. No entanto, segundo moradores da re- gião conhecida como Rabo do Dragão, os trabalhos se- quer foram iniciados, cau- sando riscos a pedestres e morte a animais silvestres. Os moradores – a maio- ria caiçara que vive às mar- gens da rodovia – iniciaram um abaixo-assinado onli- ne que visa cobrar recapea- mento de boa qualidade (e não reparos) e sinaliza- ção de velocidade para evi- tar que pessoas e animais que cruzam a estrada sejam atingidos por veículos, prin- cipalmente à noite, quan- do a iluminação é precária, revelando que o problema não está só no chão, mas também na parte aérea dos 22,5 quilômetros da estra- da, ligando a área urbana de Guarujá até a balsa que dá acesso ao município de Bertioga. Jeferson Carlos Macha- do, autor de inúmeras ima- gens mostrando a situa- ção da estrada, revela que a situação é de calamidade. “Eu moro na estrada há 30 anos e a situação não muda. Nos quilômetros finais an- tes da balsa de Bertioga, a situação é deplorável. Não existe sequer podas de ár- vores, que invadem a rodo- via e obrigam que os ôni- bus, por exemplo, invadam a pista oposta. Já ocorreram mortes fatais por batidas de Estrada mata pessoas e animais DESCASO. Com buracos, mal iluminada e sem sinalização, Guarujá-Bertioga é fatal Aestrada se encontra empéssimo estadode conservação emquase toda sua extensão, causandomortes a pessoas e danificando veículos Divulgação frente. Estamos precisando de apoio do Estado”, afirma. Para outro morador, Igor Santana dos Santos, o custo para manter os carros em ordem é enorme. “Estraga tudo. Fizeram poucas bar- reiras para conter encostas e os acostamentos não são suficientes. Um abandono só”, revela. “A quantidade de bura- cos é enorme. Ummorador chegou a filmar as mano- bras que os motoristas tem feito para evitar quebra do veículos. Toda a via de rola- mento está precisando de socorro. Os pontos de ôni- bus, no acostamento, tam- bém estão bastante dani- ficados. A situação está tão grave que estão sendo atro- pelados animais silvestres e domésticos. Temos mui- tas crianças morando na região”, reclama o secretá- rio geral da Associação dos Moradores e Amigos da Ca- choeira da região do Rabo do Dragão, Sidnei Bibiano Silva dos Santos. O líder comunitário completa enfatizando que a estrada precisa ampliar a sinalização de travessia de animais silvestres, tam- bém a sinalização onde tem moradores e colocar mais lombadas. “Já informamos o DER sobre a situação até com imagens. Mas man- dam uma empresa tercei- rizada para efetuar o ser- viço, que é colocar asfalto frio, sem compactação cor- reta, e omesmo buraco abre dias depois. Estão enxugan- do gelo”, afirma. MUNICIPALIZAÇÃO. Em recentes reportagens, o Diário descobriu que uma das saídas para minimizar os problemas da estrada se- ria repassa-la ao Município, que ganharia autonomia administrativa para atender as demandas dos morado- res, reconhecer os imóveis, manter as crianças estudan- do perto de casa, promover assistência à saúde de for- ma mais eficaz e levar qua- lidade de vida para a co- munidade caiçara da região. Mas a proposta nunca foi adiante. Para se ter uma ideia so- bre a questão, hoje, por não ser municipalizada, um ser- viço simples e corriqueiro, como por exemplo, trocar uma lâmpada na rodovia, vira umverdadeiromartírio burocrático. A Secretaria de Operações Urbanas de Gua- rujá tem que emitir um ofí- cio para o DER para fazer a reposição nos postes da es- trada, que é praticamente uma via urbana dentro de Guarujá. Os moradores – a maioria caiçara que vive às margens da rodovia – iniciaram um abaixo-assinado online pedindo providências ao DER Tatu, capivaras e muitos animais são mortos por falta de alertas e redutores de velocidade Divulgação Ano passado, o governa- dor de São Paulo, João Doria (PSDB), recebeu indicação formal para municipalizar por intermédio da deputa- da Monica da Bancada Ati- vista (PSOL). Apesar de Dó- ria, por ofício, ter dado aval para a municipalização, a proposta, que está parada em alguma gaveta do Pa- lácio dos Bandeirantes, se- ria fundamental para am- pliar os serviços públicos e o crescimento econômico da região, além de cerca de 30 mil pessoas que seriam beneficiadas com a medida. A deputada justifica que toda a estrada possui ca- racterísticas urbanas, com serviços de correios, trans- porte público, coleta de lixo, iluminação, mas tudo de forma bastante precária, necessitando ampliar a in- fraestrutura para famílias que lá residem por mais de 70 Sobre a municipalização, a Prefeitura já havia infor- mado que pediu e transfe- rência parcial de domínio entre os quilômetros 4,5 e 8,5, junto à Superintendên- cia do DER, em 2019. Já o órgão havia informado que é necessário um ofício, des- de que a Diretoria Regio- nal do local esteja de acor- do. A solicitação também deve ser aprovada pela Câ- mara dos Vereadores. O DER não se manifestou sobre as novas questões da estrada. (Carlos Ratton)

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