21 de fevereiro de 2021

B2 diariodolitoral.com.br DOMINGO, 21 DE FEVEREIRO DE 2021 A AUDI A4 PERFORMANCE BLACK 2.0 TFSI Carroceria: sedã 4 portas, 5 pessoas. Com 4,76 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,42 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. Motor: 2.0 TFSI, 1.984 cc, quatro cilindros, 16 válvulas, gasolina, dianteiro, longitudinal, turbo, injeção direta e indireta multiponto, comando de válvulas variável no cabeçote Potência: 249 cavalos a 5 mil rpm Torque: 37,7 kgfm a 1.600 rpm Taxa de compressão: 9,6:1 Câmbio: automatizado de dupla embreagem e 7 marchas Tração: “Quattro” (integral sob demanda) Suspensão: dianteira independente com braços sobrepostos e traseira independente com multibraços e molas helicoidais Freios: discos ventilado na frente e sólidos atrás Direção: elétrica Peso: 1.545 kg Porta-malas: 460 litros Tanque: 54 litros FICHA TÉCNICA T rata-se doAudimais vendido no mun- do – em vinte e seis anos de trajetória, já foramcomercializa- das mais de 7,5 milhões de unidades. Produzido nas fá- bricas alemãs de Ingolstadt e de Neckarsulm, o sedã A4 teve a quinta geração lança- da em 2016 e sua atualização visual de meia vida desem- barcou no Brasil em dezem- bro do ano passado. Agora, chega ao país a atualização da versão cupê do A4, deno- minada A5 Sportback, igual- mente renovada em termos estéticos e tecnológicos. A li- nha 2021 do A4 está disponí- vel a partir de R$ 229.990 na versão de entrada Prestige, R$ 259.990 na intermediária Prestige Plus e R$ 304.990 na “top” Performance Black. Já o A5 Sportback é comercia- lizado a partir de R$ 284.990 na versão Prestige Plus e de R$ 329.990 na Performance Black Quattro. Em termos de estilo, o A4 2021 incorporou uma grade Singleframe maior, com for- mato colmeia. Os faróis de leds agora são de série, mas na topo de linha há o opcio- nal de faróisMatrix Led – tec- nologia que direciona auto- maticamente o facho de luz para não atrapalhar os veícu- los vindos na direção oposta. O novo A5 Sportback tam- bém traz a grade frontal Sin- gleframe mais larga, porém, com saídas de ventilação acima da peça inspiradas no Audi Sport Quattro, de 1984, ladeados pelos faróis LedMa- trix, que são de série no cupê. Além da altura três centíme- tros menor do A5 Sportback em relação ao A4 e da parte traseira do tetomais rebaixa- da, como é típico dos cupês, a musculatura ressaltada no capô reforça seu aspecto es- DIVULGAÇÃO No teste, foram cedidas as versões “top” de linha Performance Black, movidas pelo motor 2.0 TFSi na configuração mais forte O volante esportivo multifuncional com “paddles shifts” tem a base aplanada; o painel de instrumentos conta com o Audi MMI Plus NOVIDADES. Linha2021 doAudi A4eA5 Sportbackmelhoradesigne traz tecnologias Fina estampa O motor 2.0 TFSI equipa todas as variantes do Audi A4 e do Audi A5 Sportback em duas diferentes configurações portivo. O para-choque fron- tal do A5 tem uma lâmina na borda inferior ligando as entradas de ar, ainda maio- res. Na traseira, o cupê apre- senta mudanças nas pontei- ras de escape trapezoidais e uma nova assinatura óptica marcada pelas lanternas de leds com setas dinâmicas – que são de série apenas na “top” do A4. As versões Per- formance Black do A4 e do A5 Sportback vem com o kit S-Line, incluindo para-cho- ques esportivos, rodas de 18 polegadas compneus 245/40 e detalhes empreto na grade e nos frisos. No interior, o painel de instrumentos do A4 e do A5 conta com o Audi MMI Plus. A tela sensível ao toque apre- senta a mesma linguagem vista nos modelos A6 e A7, com o MMI Touch no centro de controle do novo sistema operacional. As informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polega- das ao lado. Os grá icos são minimalistas e a estrutura do menu é intuitiva. O vo- dos de direção no Audi Drive Select: “Automatic”, “Ef icien- cy”, “Comfort”, “Dynamic” e “Individual”. O A5 Sportback conta ainda com um siste- ma de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alterna- dor de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 12 volts. Com ele, o veículo pode se deslocar em veloci- dades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado. Em seguida, o BAS reinicia o pro- pulsor rápida e confortavel- mente. ( Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix ) IMPRESSÕES AO DIRIGIR A O teste das linhas 2021 do A4 e do A5 Sportback foi sob chuva intensa, em um traje- to da Capital a Mariporã. No sedã e no cupê, as versões dis- ponibilizadas foram a “top” de linha Performance Black, com motor 2.0 TFSi, 249 ca- valos a 5 mil giros e 37,7 kgfm a 1.600 giros. Extremamente dóceis para se dirigir e criados para rodar com segurança e altas velocidades pelas “au- tobahnen” alemãs, não seria um prosaico aguaceiro pau- lista grande o bastante para impedir que os modelos da Audi mostrassem exuberân- cia dinâmica. Direção, transmissão e gestão do motor estão inte- gradas ao Audi Drive Select, com cinco modos de direção possíveis. Com o “Dynamic” acionado, a suspensão endu- rece, a direção com assistên- cia elétrica ica mais direta e as respostas no acelerador e as trocas de marchas icam mais instantâneas. Nas ar- rancadas, é fácil as costas dos ocupantes serem pressiona- das contra os bancos. Reto- madas e ultrapassagens são feitas com precisão e a per- cepção domotorista, mesmo sob chuva intensa, é que o carro está “colado” ao chão – sensação reforçada pelo siste- ma de distribuição da tração pelas quatro rodas conforme a demanda e pelos contro- les de tração e estabilidade. Ao perceber uma roda dian- teira patinar, o sistema ativa o eixo traseiro e equilibra o conjunto. A transmissão S tronic de 7 velocidades, com dupla em- breagem, proporciona trocas de marchas quase instantâ- neas, comtransição impercep- tível. O “powertrain” tem har- monia impressionante. Em termos de suspensão, A4 e A5 Sportbackunemconfortoees- tabilidade em um equilíbrio elogiável. OA5 Sportback pos- sui uma “pitada” amaisde tec- nologia ¬– o sistema de assis- tência elétrica permite que se desloqueemvelocidadesde55 a 160 km/h comomotor des- ligado. De forma automática, reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Sem tempo ruim lante esportivo multifuncio- nal com “paddles shifts” tem a base aplanada. O pacote de iluminação ambiente desta- ca o espaçoso interior e é de série no modelo. A partir da versão Prestige Plus do sedã e emambas as con igurações do cupê, os modelos contam com o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentação diferentes, posicionado logo atrás do volante. Além do controle de cruzeiro adapta- tivo, outra novidade presen- te em todas as con igurações do A4 e do A5 Sportback é o Audi Phone Box Light. A tec- nologia permite o carrega- mento de smartphones por indução, complementando a interação do Audi smartpho- ne interface – o sistema inte- gra celulares comos sistemas operacionais iOS e Android. Ocupê traz ainda de série avi- so de saída de faixa, teto solar elétricopanorâmico e ar-con- dicionado de três zonas. O motor 2.0 TFSI equipa todas as variantes do A4 e do A5 Sportback, em duas dife- rentes con igurações. Amais “mansa” entrega 190 cavalos de potência e torque de 32,6 kgfm. Na versão de topo do sedã e do cupê, a Performan- ce Black, o mesmo motor 2.0 TFSI recebe um ajuste dife- renciado para entregar 249 cavalos de potência e torque de 37,7 kgfm de 1.600 a 4.500 rpm. A transmissão de A4 e A5 Sportback é sempre a S Tronic de dupla embreagem e 7 velocidades. Nas versões Performance Black de ambos os modelos, o trem de força é complementado pela tra- ção integral “Quattro”. Para economizar combustível, é possível escolher cinco mo-

RkJQdWJsaXNoZXIy NTg0OTkw